RADICAL[MENTE] PAIOLEIRO
“Qual a pessoa mais radical que você conhece ou ouviu falar?”
Todo ser humano faz descobertas. Cada qual descobre-se e desbrava o mundo através de sua existência. Nossas experiências enquanto criança são marcantes e fundamentais para a constituição do nosso SER. A curiosidade e o desejo de explorar faz parte de nossa natureza.
Quando perguntamos para um indivíduo: “qual a pessoa mais radical que você conhece ou ouviu falar?”, normalmente quem responde busca significado à grandes experiências radicais como escalar o Everest, atletas, vencedores, etc.
Vygotsky, uma das mentes radicais que serão citadas como relevante pensador em sua época, foi pioneiro no conceito quanto a importância das interações sociais e condições de vida para que o ser humano constitua-se enquanto sujeito. Neste caminhar, a brincadeira e as atividades infantis são caminhos para a criança se expressar, atuar simbolicamente, criar sentidos, perceber emoções e reações, elaborar conhecimento e significado, enfim, bases criadas na infância e são acessadas nas fases subsequentes, colaborando na formação integral de cada indivíduo.
Nesta esfera do “brincar – rico em aprendizados”, exploraremos com os paioleiros o tema RADICAL[MENTE] PAIOLEIRO, levando ou resgatando de forma lúdica a importância das conquistas pessoais, culturais, sociais e históricas. Cada pessoa, eu, você, Viygotsky, Martin Luther King Jr., Jesus Cristo, Alexandre – o grande, Albert Eisntein, Dalai-Lama, Alexandre Fleming, Marco Polo, Samuel Morse, dentre muitos outros, são ou foram capazes de desbravar as mentes, espaços e situações para que a existência de cada um tenha significado e marque a própria história e a história da humanidade. Personagens como estes aparecerão nas atividades desta temporada!
Nossa proposta com o tema é trazer a reflexão ao paioleiro através da mesma pergunta “qual a pessoa mais radical que você conhece ou ouviu falar?”, e, de acordo com a faixa etária, realizar as atividades e ideias que, muitas vezes podemos entender como pessoas radicais, àquelas que fizeram algo ou tiveram atitudes que colaboraram para o desenvolvimento pessoal ou sociedade em que vivem ou viviam. Os mais novos podem ter como radical um familiar por compreender os esforços diários ou por praticar esportes. Um mais crescidinho, pode lembrar-se de algum assunto da escola e significar alguém importante que estudou. Os mais velhos podem adentrar ainda mais e citar grandes inventores ou líderes sociais e religiosos.
Como dito no início, não há certo ou errado, já que cada um constrói seu conhecimento através das experiências, meio social, religioso, emoções, etc.
Pais, responsáveis, paioleiros e conselheiros, vamos adentrar neste tema desde já… pergunte-se e faça a pergunta ao seu paioleiro. O que surge? Quais reflexões aparecem?
Estas e outras reflexões serão necessárias para o preparo a esta grande experiência que são as temporadas. Prepare a mala e a fantasia para o jantar RADICAL[MENTE] PAIOLEIRO neste universo simbólico.
Nosso informativo de BOAS-VINDAS traz maiores detalhes que colaborarão para todo este preparo.
Lembre-se de tudo que será necessário para que o paioleiro e a bagagem estejam preparados, afinal, VAI VALER POR TODA A VIDA!
Abraço paioleiro e até as temporadas!